quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Oscar Report - TIA – This is Africa, again


Buenas,

Outro dia assisti o ótimo filme O Último Rei da Escócia (UK, 2006), dirigido por Kevin MacDonald e estrelado por Forest Whitaker e James McAvoy (para quem não sabe, ele era o fauno em Crônicas de Nárnia, não que isso seja bom para o currículo).

O filme mostra o governo do ditador Idi Amin Dada, na década de 70 em Uganda, do ponto de vista de um jovem médico escocês que se tornou seu médico pessoal.

No final do filme, eu lembrei muito de Diamante de Sangue, especialmente da frase do personagem de Di Caprio, - “TIA – This is África”, usada sempre que são apontadas as mazelas e absurdos da sociedade em Serra Leoa. A Uganda de Idi Amin também é como um país em guerra – fome, pobreza, violência e populismo reinam no meio do caos. Acho importante que esses filmes estejam surgindo agora, assim como foi o caso de O Jardineiro Fiel no ano passado e Hotel Ruanda há dois anos, alertando as pessoas para uma situação que não pode mais continuar.

Voltando ao filme, o jovem e iludido médico escocês (aliás, McAvoy está ótimo no papel) acaba conhecendo o ditador por acaso e o impressiona com sua competência sob pressão. Ele passa a fazer parte do governo do ditador, alheio ao que realmente acontece no país, até que ele começa a descobrir a forma como Amin lida com seus desafetos, que são inúmeros.

No início, Amin conquista o médico (e espectador) com um charme inigualável. Ele é inteligente, engraçado e cativante. No decorrer do filme, a brilhante atuação de Whitaker mostra um Amin humano e ao mesmo tempo apavorante e monstruoso, sem nunca perder o charme inicial. Idi Amin é um daqueles psicopatas que seduzem e Whitaker o faz de forma tão sincera que ele realmente merece muitos prêmios por essa atuação.

O filme é bem educativo e divertido ao mesmo tempo, sem deixar de ser pungente. Boas atuações + um roteiro sólido e enxuto que deixa o espectador sempre interessado, é a fórmula vencedora do filme, coisa rara em filmes americanos da atualidade.

See ya!!

Nenhum comentário: