terça-feira, fevereiro 27, 2007

Oscar Report – Helen Mirren faz bonito como Elizabeth II


Buenas,

O Oscar já passou, mas continuo comentando filmes indicados e premiados, como é o caso de A Rainha (The Queen, UK – 2006), que traz Helen Mirren no papel da soberana inglesa na época da morte da princesa Diana, mostrando os bastidores do governo inglês lidando com a tragédia.

Acho que uma das coisas mais difíceis de se fazer é interpretar uma pessoa contemporânea, que está viva (uma coisa é biografia de Mozart, ninguém vai saber se é fiel à pessoa ou não) e ainda alguém tão famoso como a atual rainha da Inglaterra. Por isso achei o prêmio de melhor atriz de Helen Mirren merecido, assim como foi o de Jamie Foxx por interpretar Ray Charles, há dois anos.

Com base nos fatos reais que giraram em torno da morte da princesa Diana, Stephen Frears dirige um filme coeso e instigante, mostrando o ponto de vista da família real. Além de entrar na intimidade de uma família que todos gostariam de conhecer, o filme também mostra o choque de valores da rainha com os do povo e do novo primeiro ministro, Tony Blair. Aliás, Michael Sheen também está perfeito no papel de Blair.

Pessoalmente, eu gostei muito da rainha. Talvez porque eu seja uma das poucas pessoas no mundo que não consigam entender a fascinação das pessoas com a princesa Diana. Nunca ficou claro o que ela realmente fez de bom pra humanidade e a morte dela não causou impacto nenhum na minha vida. E coincide que a visão que eu sempre tive dela é a mesma que a família real inglesa tem, de acordo com esse filme.

Com boas interpretações, roteiro preciso e agradáveis 100 minutos de duração, o filme é um oásis no meio de tantas super-mega-hiper-produções americanas longuíssimas e incoerentes.

See ya!!

Nenhum comentário: