quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Oscar Report – A busca da felicidade é cheia de desgraças


Buenas,

Outro que concorreu ao Oscar de melhor ator, mas não ganhou, foi Will Smith no papel de Chris Gardner em À Procura da Felicidade (The Pursuit of Hapyness, EUA, 2006). O filme é baseado na história real de um vendedor de São Francisco que, no final dos anos 70 e início dos 80, passa por dificuldades financeiras, ao mesmo tempo em que sua mulher o abandona com o filho pequeno.

Típico filme “auto-ajuda”, Procura mostra uma história de superação, com o personagem principal passando por todos os tipos de provação antes de conseguir se estabelecer financeiramente, tudo isso enquanto cria seu filho sozinho. Supostamente é pra todo mundo chorar no final, mas eu já queria chorar antes da metade do filme.

Dirigido pelo italiano Gabriele Muccino (o mesmo do bom, porém angustiante filme L’Ultimo baccio de 2001), o filme mostra como Gardner usou criatividade e jogo de cintura para superar inúmeras dificuldades. E são inúmeras, incontáveis. Durante as duas longas horas de filme, o cara passa por tudo o que um ser humano é e não é capaz de passar. Muccino transforma a história de superação em algo tão pesado e angustiante que quase saí no meio do filme porque não agüentava mais ver tanta desgraça acontecendo com o cara.

** SPOILER ALERT – Alerta para quem não quer saber sobre o final do filme **

Claro, qualquer um de sabe algo sobre o filme, sabe que o cara se dá bem no final. Só que essa parte não é mostrada. Procura acaba quando oferecem um emprego à Gardner, como se só isso resolvesse todos os problemas da sua vida. Não há nenhuma colher de chá para os espectadores, é só desgraça e, a partir do emprego, a gente supõe que ele tenha se dado bem. Mas como é que o cara que foi tão azarado por tanto tempo (porque não só ele tinha problemas financeiros, mas ele só tinha problemas, o cara era um ímã de azar) resolve tudo com uma oferta de emprego? Sei lá, ficou faltando alguma coisa.

See ya!!

Nenhum comentário: