quinta-feira, janeiro 11, 2007

Di Caprio é quem brilha em filme sobre diamantes


Buenas,

Ontem fui assistir ao filme Diamante de Sangue (Blood Diamonds, EUA – 2006) filme que se passa em Serra Leoa, 1999, quando o país passava por uma guerra civil entre o exército e um grupo de rebeldes que diziam buscar liberdade para o povo mas, na verdade, buscavam diamantes para ganho próprio (alguém lembrou da FARC?).

O filme conta a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um mercenário do Zimbábue, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador, que se cruzam na prisão e formam uma difícil aliança para recuperar um raro diamante rosa escondido por Vandy, com a ajuda da jornalista americana Maddy Bowen (Jennyfer Connelly). O filme é bastante didático, como qualquer coisa feita para o mercado norte-americano, explica a situação geopolítica de Serra Leoa de uma forma quase lúdica, como se o público fosse infantil.

O início do filme é, providencialmente, um mapa-múndi que destaca a África e a região do continente onde fica Serra Leoa (tipo: platéia, localize-se!). A história une aventura, guerra, drama e acaba simplificando demais temas muito complicados como o contrabando de diamantes de zonas de conflito e suas ramificações no primeiro mundo e a forma como grupos rebeldes locais recrutam crianças para serem soldados da guerrilha.

Mesmo sendo coisa pra gringo ver, o filme não deixa de ser absolutamente bem filmado e com um roteiro que prende o espectador até o final. Muito do filme são cenas de ação, mostrando a violência crua de uma guerra civil onde não há lei. Claro, a idéia do filme é passar uma mensagem, de que o homem branco precisa parar de explorar a África para seu ganho financeiro. “TIA – This is Africa”, uma frase repetida muito no filme, que explicita a perda da esperança por parte dos africanos em relação à situação do seu continente.

O melhor do filme fica por conta das atuações de Djimon Hounsou e Leonardo DiCaprio. Hounsou é um ator muito forte. Ele é um homem alto, tem uma presença marcante, é bonito e tem atuações bastante intensas, sempre muito boas. É muito difícil alguém apagar Hounsou na tela, no entanto DiCaprio faz isso e ainda leva o filme inteiro nas costas. Se não fosse pela atuação de DiCaprio, talvez a resenha que estou fazendo desse filme fosse bem diferente, porque o personagem dele toma conta do filme e o carisma dele enche a tela. Eu sei, ele é o DiCaprio de Titanic, A Praia e O Homem da Máscara de Ferro, mas depois de ver Diamante de Sangue e Os Infiltrados, dá pra esquecer esse passado e perceber que ele se tornou um dos melhores atores da atualidade.

Começando 2007 com o pé direito!!!

See ya!

Um comentário:

Anônimo disse...

Leo é lindo e está cada vez melhor nos filmes
bj