quarta-feira, dezembro 20, 2006

Volver, sentir, vivir, reír, llorar


Buenas,

Almodóvar fez novamente. Ele conseguiu fazer um filme estilo dramalhão, comédia, bem espanhol e absolutamente divino. Volver (Espanha, 2006) é uma história de mulheres a beira de um ataque de nervos que conta tudo sobre sua mãe, onde se fala muito com ela, usando saltos altos, ou seja, um pouco de tudo que vimos na obra do talentoso diretor.

Penélope Cruz brilha como Raimunda, personagem central de uma família de três gerações de mulheres, que luta para superar seus traumas e se relacionar. O principal tema do filme é o relacionamento mãe e filha, algo tão delicado e complicado que só Almodóvar consegue retratar como se deve. Raimunda e sua irmã Sole, que perderam os pais num incêndio há meses, vivem em Madri, uma como cabeleireira clandestina e outra com um marido bêbado e desempregado e a filha, fazendo bicos. Quando a tia morre, elas descobrem que a mãe estava cuidando dela e agora elas precisam se relacionar com essa mãe que retornou das cinzas.

Os temas complicados e polêmicos como incesto, morte e família, são apresentados de forma melodramática (bem ao estilo Almodóvar) por ótimas atrizes. A trama do filme é relativamente simples, mas bem interessante e no fundo o que interessa ao diretor é explorar as relações familiares diante de adversidades inimagináveis. As mulheres são o centro desse filme, que quase não tem personagens masculinos, que as coloca em várias molduras diversas de acordo com a ocasião. Para isso o diretor usa sua extravagância nas cores, cenas e diálogos. Uma jóia rara que só poderia ter sido lapidada por esse artesão cuidadoso.

See ya!

Nenhum comentário: