segunda-feira, dezembro 18, 2006

Quer saber pra onde vai o mundo, do jeito que está hoje?


Buenas,

Quem quer saber onde vamos parar se o mundo continuar da forma como está, cheio de intolerância, medo, racismo e xenofobia, deve assistir ao novo filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón.

Filhos da Esperança (título infeliz de Children of Men, UK – 2006) é uma ótima produção que trata de assuntos polêmicos de hoje, em um futuro próximo. Em 2027, os seres humanos teriam perdido a capacidade de se reproduzir, o mundo estaria um caos e só a Inglaterra ainda teria uma vida ‘normal’ sob uma ditadura que fecha o país para qualquer imigrante ilegal.

O futuro próximo visualizado por Cuarón é bastante sombrio, é um resultado dos líderes que vemos atualmente e das políticas racistas de imigração e de guerra. No meio desse mundo desolado vive Theo (Clive Owen, como sempre muito bom), meio conformado com a guerra urbana que a ditadura trava contra milícias pró-liberdade. Quando sua ex-mulher o procura para ajudar a escoltar a única mulher a ter ficado grávida em 18 anos - uma imigrante ilegal - começam seqüências de ação inacreditáveis.

A história é extremamente relevante e Cuarón a filma de forma pungente, como um soco no estômago do público. Apesar disso, o filme prega a esperança. Além da ótima atuação de Clive Owen o filme também conta com uma participação especial de Julianne Moore e Michael Caine como um hilário ex-hippie.

Algumas seqüências do personagem de Owen tentando passar por um conflito armado são de tirar o fôlego, com a câmera seguindo ele por minutos em uma correria frenética. Direção de primeira.

Um filme que está passando meio despercebido porque foi lançado no Brasil antes que nos Estados Unidos, mas que provavelmente será um dos concorrentes ao Oscar (ou deveria ser).

See ya!

Nenhum comentário: