quarta-feira, junho 21, 2006

Teatro mistura mídias em São Paulo


Buenas galera,
Recentemente vi duas peças de teatro muito bacanas aqui em São Paulo e as duas têm em comum o fato de incorporar outras mídias na boa e velha linguagem teatral, mudando um pouco a dinâmica entre atores e platéia.
Em Avenida Dropsie, uma peça baseada nas histórias em quadrinhos de Will Eisner, vemos fragmentos e cenas da vida em uma grande cidade. A peça é uma mistura de esquetes, números musicais e cenas sobre os absurdos normais e a solidão coletiva de se viver em uma metrópole.
O cenário é um edifício de três andares no qual vemos, pelas janelas, ou na frente, onde seria a rua, histórias engraçadas, melancólicas que falam das pessoas no meio do aglomerado de cimento. Os diálogos, coreografias e cenas são intercalados com projeções, feitas em uma tela transparente na frente do palco, de frases de Eisner.
O grupo Sutil Companhia de Teatro encena a peça que mistura a leitura, quadrinhos com o teatro e a música, presença marcante nas cenas.
Em Quando Nietzsche chorou, Cássio Escapin faz o papel de Friederich Nietzsche, o filósofo do desespero, que está no limite de uma depressão suicida, incapaz de encontrar cura para suas doenças. Ele acaba procurando um médico que sugere um tratamento pouco ortodoxo: o médico ajuda Nietzsche com remédios e tenta curar seus males físicos, enquanto Nietzsche ajuda o médico com seus males espirituais. Acaba sendo um processo de auto descoberta para os dois, com muitos insights interessantes da filosofia de Nietzsche.
A parte multimídia da peça é bastante interessante. Em vez de ter cinco atores contracenando no palco, somente Nietzsche e o médico estão lá fisicamente. Algumas cenas que envolvem os outros três personagens da trama foram filmadas previamente e são exibidas no telão que faz parte do cenário. Quando vemos as cenas com os outros personagens, o palco escurece e os atores, que praticamente não deixam o palco do início ao fim da peça, ficam parados. Achei um conceito bastante interessante, pois nunca tinha visto uma peça de teatro com personagens reais e outros ‘virtuais’, uma mistura de teatro e cinema.
Há tempos o grupo Ornitorrinco, de Cacá Rosset, já encenava peças misturando música e circo e agora eles estão de volta com Marido vai à caça!, que também deve ser ótima e vale a pena conferir.
That’s it babies!
See ya!

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