sexta-feira, junho 16, 2006

Lindas bailarinas no MASP


Buenas a todos!
Na semana passada, fui ao MASP ver a exposição do pintor impressionista francês, Edgar Degas. Suas obras, tanto os quadros como as esculturas em bronze, são belíssimas e merecem ser conferidas.
A especialidade de Degas era retratar o movimento e com isso ele retratou e esculpiu várias bailarinas e cavalos. Mas seu tema favorito eram as bailarinas e ele ficou conhecido justamente por estes quadros. Na exposição do MASP, temos desenhos, quadros e esculturas de diversas fases do artista, assim como alguns quadros de outros pintores de sua época, que o influenciaram o que foram influenciados por ele.
A curiosidade da mostra é a exposição de inúmeros desenhos de Picasso que, conforme explicam, era muito amigo de Degas e o influenciou bastante.
É verdade que temos poucos museus e grandes obras aqui, se compararmos São Paulo com cidades como Nova York, Sydney, Paris, Londres, etc. Acho que essa é uma grande falta nessa cidade que é tão vibrante e tem uma enorme população. Mas sei que dificilmente os grandes museus cederão obras raras (e caríssimas) para serem exibidas em um país com alto grau de criminalidade como o Brasil. Isso tudo para dizer que, claro, a exposição não tem muitas nem as melhores obras do pintor. Mesmo assim, vale a pena ver o que foi trazido e outra parte que já é do acervo do MASP. Já é uma grande façanha termos esse tipo de exposição por aqui.
Arte faz bem pra saúde, porque além de nos trazer beleza e inspiração, também nos abre novas perspectivas. Por isso eu recomendo essa exposição.
That’s all folks!
See ya!

Nenhum comentário: