segunda-feira, julho 16, 2007

O controle e as emoções


Buenas,

O ótimo filme brasileiro Não por Acaso (Brasil – 2007), primeiro longa do diretor de curtas Philippe Barcinski, conta a história de dois homens que vivem matematicamente em vidas controladas que são devastadas por um mesmo acontecimento e a partir daí eles precisam aprender a lidar com suas emoções e enfrentar a cruel realidade que nem tudo pode ser contido e controlado.

Rodrigo Santoro é Pedro, um marceneiro que constrói mesas de sinuca e também joga e Leonardo Medeiros é Ênio, um controlador de tráfego que monitora o fluxo das vias de São Paulo. Ambos vivem suas vidas de forma regrada, dentro das normas que eles mesmo estabelecem para que possam sofrer minimamente. Apesar de nunca se encontrarem ou se conhecerem, são parecidos porque vivem da mesma forma, controlando seus respectivos ambientes.

Quando uma tragédia muda radicalmente a vida dos dois, o acaso mostra que existem coisas que não podem ser controladas e eles perdem o rumo, cada um ao seu jeito. O filme mostra como eles lidam com a perda e com as emoções que antes não faziam parte da vida protegida que levavam. Com um roteiro muito bem argumentado, ótimas atuações e uma direção precisa, Barcinski mostra a que veio. Espero que ele continue aqui fazendo mais filmes como esse.

See ya!!

Nenhum comentário: