domingo, outubro 29, 2006

Marco Ricca dá show como Ricardo III


Buenas galera,

Aproveitando que fui até a FAAP para ver a exposição Deuses Gregos, acabei comprando os ingressos e vi a peça Ricardo III, adaptada e dirigida por Jô Soaraes e estrelada por Marco Ricca.

A peça de Shakespeare conta a história de como Ricardo III chegou ao trono da Inglaterra. Depois de 30 anos de guerra civil termina o conflito entre o clã de York e o clã de Lancaster. Com a morte do rei Henrique Lancaster e de seu filho, assume o poder Eduardo, primogênito da família York, graças ao comando vitorioso de seu irmão mais moço, Ricardo que, apesar da deformidade física, foi o grande comandante da vitória. A partir daí, Ricardo fomenta conspirações, alia-se a parceiros a quem trai sem culpa, ordena a morte de todos os que podem impedir sua chegada ao poder. Disposto a tudo para assumir o trono, Ricardo III é a definitiva caracterização da ambição.

Brilhantemente interpretado por Marco Ricca, o personagem de Ricardo é tão cruel, mentiroso e maquiavélico que deveríamos ficar com ódio por tudo o que ele faz para ter o poder. Mas, ao mesmo tempo, o personagem é tão inteligente, coerente e honesto na sua maldade, que é difícil não torcer só um pouquinho pra ele. É impressionante a forma como ele manipula tudo e todos e também como o poder, e a forma como ele o consegue, passam a atormentá-lo e fazer dele uma pessoa perseguida por sua culpa.

Uma bela peça, muito bem encenada, com um elenco de primeira que conta também com Glória Menezes, Denise Fraga e Ary França, além do belo Rodrigo Lombardi que será um grande prazer para a audiência feminina assistir. Apesar de uma atriz coadjuvante mais fraca, que faz o papel de Ana, a peça acaba sendo uma das melhores dos últimos tempos.

See ya!

Nenhum comentário: