domingo, fevereiro 19, 2006

O Oscar vem aí

Buenas galera!
Como todos sabemos, as indicações para o Oscar já foram anunciadas, já se sabe quem são os favoritos (mais sobre isso abaixo) e estamos em contagem regressiva para a cerimônia. Não que o Oscar seja uma cerimônia bacana, pelo contrário, é chatíssima e muito formal. A premiação da Academia de Hollywood é uma tradição do cinema – obrigatória para cinéfilos, do tipo mal necessário.
Os critérios da premiação são bastante questionáveis, porque envolvem muito lobby dos estúdios, quanto o filme arrecadou na bilheteria, entre outras coisas. Portanto, nem sempre a qualidade do filme é que impera na escolha. São exemplos recentes os filmes Titanic e Shakespeare Apaixonado, que são romances medíocres com grandes produções, sem qualidade cinematográfica, mas que ganharam Oscar de melhor filme.
O mais recente exemplo é que o melhor filme de 2005 não está concorrendo... O melhor filme que vi em 2005 foi O Jardineiro Fiel, um exemplo de cinema de primeiríssima qualidade. Um grande roteiro, dirigido com maestria pelo nosso Fernando Meirelles, com grandes atuações de Ralph Fiennes e Rachel Weizs. O Jardineiro Fiel é um filme completo, com intriga, romance e bons diálogos, contado de forma inteligente e sensível. No entanto, uma produção inglesa, dirigiada por um brasileiro, com ação passada na África, atacando grandes indústrias farmacêuticas, fica sem chance com a Academia de Hollywood. Uma pena...
Bom, falando dos favoritos, parece que o filme mais premiado em vários festivais até agora tem grandes chances de ganhar. Estou falando de O Segredo de Brokeback Mountain (aliás, precisamos fazer um capítulo à parte sobre as traduções de nomes de filme em português, porque esse segredo é o mais sabido do mundo e nem é nada secreto!!).
Um bom drama, muito triste. Essa frase resume tudo o que eu achei de Brokeback Mountain (me recuso a ficar escrevendo o ridículo título criado aqui no Brasil). Ang Lee é um bom diretor e sabe expressar emoções com silêncios e paisagens como ninguém. É uma história muito bonita, mas muito triste também e nesse quesito acho que Heath Ledger como o cowboy Del Mar teve uma interpretação primorosa, mostrando com sutileza a profunda melancolia do personagem. O filme fala sobre dois cowboys que se apaixonam e têm um relacionamento secreto por décadas, paralelo à suas “vidas normais”. Os dois se casam com mulheres, têm filhos, moram em diferentes cidades e cada um tem seu trabalho. Mas o amor florece quando os dois são jovens e precisam ficar um verão inteiro tomando conta de um rebanho em uma montanha semi-deserta.
As cenas de sexo entre os dois, que só são mostradas no início do relacionamento, são bastante constrangedoras. Mas é para ser mesmo, porque o constrangimento vem dos personagens, que nunca haviam feito aquilo antes. Depois vamos percebendo as diferenças entre os estilos de vida dos dois cowboys e como o relacionamento tem significados diferentes para cada um. Um filme que vale a pena assistir, mas com certeza não é melhor que O Jardineiro Fiel.
Por enquanto é isso!
Depois falo mais de outros filmes que estão concorrendo ao Oscar.
Ah, e essa semana tem o evento do ano em Sampa!! Franz Ferdinand e U2 no estádio do Morumbi – IMPERDÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
See ya!

Nenhum comentário: