domingo, setembro 17, 2006

Culebras y Sam Jackson en el avión


Buenas people,

Na semana passada assisti a esse novo clássico do cinema trash, Snakes on the Plane (Serpentes à bordo em português, EUA – 2006). Antes do início da produção, a idéia do filme vazou na Internet e todo mundo ficou entusiasmado. Várias pessoas criaram blogs de discussão sobre como deveria ser o roteiro, muitos criaram trailers fictícios para o filme. O filme já é tão famoso e esperado, que para muitos, foi uma desilusão.

Desde o começo a coisa foi simples: a idéia de muitas cobras soltas em uma avião cheio de passageiros em pleno vôo. Bom, qualquer pessoa em sã consciência sabe que com uma premissa como essa, não dá pra fazer um filme sério. O objetivo do filme sempre foi ser algo trash, estilo de filme que é uma comédia não intencional, que tem roteiro banal, diálogos estúpicos, muitos clichês e cenas tão absurdas que só podem ser cômicas. E o filme é tudo isso.

Aliás, Plan 9 from outer space perdeu sua coroa do filme mais trash da história. Snakes ganha disparado!!! Os diálogos são idiotas desde o início. Sam Jackson está super cool, como sempre, e a presença dele na tela já é parte da diversão garantida. Se vc for assistir a Snakes achando que vai ser um filme de aventura ou de terror, nem vá. Tem que ir com o espírito preparado: o filme é uma comédia escrachada, no estilo Top Gun, Apertem os Cintos que o Piloto Sumiu, e outras tantas dos anos 80, misturada com os filmes que tentavam fazer terror na época e passavam sempre no SBT, como Bebê Assassino e Aligator. Apesar da história de Snakes se passar na época atual, o filme parece saído direto dos anos 80.

Com tudo isso em mente, o filme começa mostrando o Havaí, praias lindas, um bom reggae, nada a ver com cobras no avião. Um rapaz havaiano testemunha, sem querer, o assassinato de um promotor por um chefe da máfia. Essa cena já é hilária em si, porque o diálogo é completamente clichê, algo mais ou menos assim:

Mafioso Assassino (enquanto bate num cara todo ensanguentado pendurado pelos pés) – Se vc não fosse tão certinho, poderia viver e poupar sua família de tudo o que vão passar!

Promotor (pendurado pelos pés, ensanguentado) – Eu jamais faria nada ilegal, muito menos por um bandido como vc, Eddie Kim!!! (claro que ele precisava falar o nome completo do vilão, assim a testemunha não terá dúvidas na identificação)

Fala sério...

Daí em diante, é só risada. Sam Jackson é um policial que precisa levar o rapaz até Los Angeles para testemunhar contra o mafioso, Eddie Kim, que descobre em que avião ele fará isso e coloca vários caixotes de flores cheios de cobras venenosas dentro, para serem liberadas durante o vôo e tentar derrubar o avião. Todos os clichês de pessoas chatas que vc encontra no avião estão lá: o executivo que só reclama de tudo, a patricinha chatinha com um cachorrinho estilo Paris Hilton, a celebridade e sua posse, as crianças sozinhas que vão encontrar a mãe em LA, etc.

Bom, nem precisa dizer que as cobras fazem a festa no avião. O legal é que eles dizem que elas foram borrifadas com feromônio, e por isso elas ficam agressivas. Tudo bem, mas eu nunca vi cobra pular e morder as pessoas no peito e no pescoço como se fosse cachorros. Só em Snakes mesmo. As cenas de morte são, ao mesmo tempo, cômicas e nojentas, típicas de filmes de terror trash dos anos 80. As primeiras mortes são de chorar de rir, quando a cobra morde o seio de uma mulher que estava transando com o namorado no banheiro do avião, ou outra que morde o “aparelho” de um cara que foi ao banheiro.

Daí em diante é muita ação, diálogos absurdos, muita morte nojenta e várias risadas. O filme fica um pouco chato em certo momento, mas quando Sam Jackson fala a célebre frase: I've had it with these motherfucking snakes in this motherfucking plane!!! Aí a coisa fica agitada e engraçada de novo.

Só para aquelas pessoas que têm muito senso de humor (e um senso de humor um tanto quanto distorcido hehe).

See ya!

Nenhum comentário: