quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Nas alturas com Jason Reitman

Buenas,


Falando em filmes bons, fui assistir Amor sem Escalas (Up in the Air, EUA - 2009) filme do diretor Jason Reitman (Juno e Obrigado por Fumar) com George Clooney, Anna Kendrick e Vera Farmiga.

Sem comentários sobre o título do filme em português, mas só vou usar o original, ok?

Em Up in the Air, George Clooney é Ryan Bigham, um consultor especializado em redução de pessoal, ou seja, ele viaja pelo país visitando empresas e demitindo pessoas, trabalho que os chefes delas não conseguem fazer. No mercado americano em 2009, com a grande crise que custou o emprego de milhares, o trabalho de Bigham fica ainda mais necessário. Bigham é o tipo que adora a vida que tem, praticamente morando em hotéis, aeroportos e aviões. Mas sua “boa vida” sem nenhum laço sentimental vai ser ameaçada por uma nova solução trazida pela consultora Natalie (Anna Kendrick). Enquanto isso, Bigham conhece uma mulher que é a sua versão feminina e aí as coisas começam a ficar pessoais.

Pela trama que acabei de descrever, parece ser um filme interessante, mas talvez nada de mais. No entanto, as ótimas atuações, a sutileza do roteiro e a direção precisa de Reitman fazem de Up in the Air um dos melhores filmes de 2009/2010. Reitman consegue trazer um pouco da crítica sarcástica ao mundo corporativo de Obrigado por Fumar e juntar com a graça delicada e a sensibilidade de Juno. Parece difícil, mas ele consegue, e o filme é brilhante por isso.

Um dos detalhas mais interessantes é que Reitman usa pessoas que foram demitidas na vida real no filme, o que o torna ainda mais atual.

See Ya!

Nenhum comentário: